Categories: Artigos Leave a comment

O REINO – Ezequias Bezerra

Venha o teu Reino (Mateus 6:10)
Esta foi a oração de Jesus : que  venha o teu Reino, e que a tua vontade seja feita na terra como é feita nos céus. O REINO de Deus se manifesta em duas vertentes, a primeira é no coração dos homens, a segunda é quando o último inimigo for vencido (2 Ts 2:8 ) e ele, enfim, completará todas as coisas. E Deus será tudo em Todos. Mas, para nós, hoje o REINO acontece no seu primeiro aspecto que é do governo de Deus, a vontade de Deus acontecendo no coração e na vida dos homens que decidiram seguir a Cristo e decidiram viver uma nova vida. E essa nova vida transformada, mentes e corações, vivem a vontade de Deus e ao viverem essa vontade traz a terra uma nova cultura, a qual chamamos de Cultura do Reino.

O mundo estabeleceu um padrão segundo as normas, ideias, experiências, que durante séculos foram sendo construídas como sendo nossa civilização; todavia, o pecado reinante e a vida dominada pelo príncipe deste mundo, segundo a natureza do pecado enraizada no homem, moldou o mundo como vivemos. A esse modo de vida, hábitos, praticas, gostos, chamamos de Cultura, ou seja, uma caixa na qual vivemos nossas vidas e achamos tudo normal. Cultura é como vemos a saúde e assim, as academias se enchem em busca da felicidade, do corpo perfeito. As grandes marcas fazem do prazer de comprar e possuir suas bolsas, sapatos, carros, celulares, casas em condomínios, como sendo o padrão de felicidade.

Nunca se viajou tanto. Bares cheios, boates, casas de festas. E jogadores e artistas criam estilos de aparência e moldam o que é belo. Da música à sala de aula, dos palcos ao púlpito, o modo de vida das pessoas é a cultura de hoje. “A cultura está presente na mídia, na propaganda, na tecnologia, na moda, nos rituais, na adoração, nas disciplinas acadêmicas, nos símbolos públicos, nos estilos de vida, nas práticas das rotinas diárias.”

Assim descreveu John Macarthur Jr. e acrescenta: não temos como fugir dessa sociedade que quer viver sem a culpa do pecado, deixando o pecado virar cultura, pois toda a conduta humana é intermediada pela cultura. A cultura é tudo que o você gosta e faz e a sociedade compartilha. Hoje vivemos a cultura das redes sociais. Vai do mais rico ao mais pobre. A cultura é a soma de estilos de vida passados de geração à geração, que controlam a nossa maneira de viver e ver a vida. Por isso não podemos deixar de afirmar que a religião é parte da cultura.

Não tem como fugir da filosofia, do modo de vida, dos conceitos hedonistas, só que esse modo de vida diverge da vontade de Deus, essa cultura é o reino dos homens, é o governo do maligno, pois tudo que vai de encontro a palavra de Deus, que revela a vontade de Deus é o reino das trevas, que afasta o homem do reino da luz. Quando a vontade de Deus acontece no homem, o REINO começa a ser construído. A partir daí cada pessoa começa a viver outro modo de vida, o modo de vida do Reino, onde Deus é quem é o Soberano na vida de cada um, e nossos hábitos, costumes, maneiras de ver e pensar acabam sendo governados pelo sistema do Reino de Deus.

Por isso está escrito:  Que esse Reino Não vem com aparência exterior. (Lc. 17.20) , não são castelos exteriores, são fortalezas na alma, não são exércitos à cavalo, mas anjos ao redor de quem os teme para os livrar. Esse Reino Não é comida nem bebida. (Rm. 14.17), é alegria é gozo, é prazer interior, em harmonia e relacionamento com o Espírito Santo. As grandes festas dos reinos dos homens acontecem em banquetes e orgias; no Reino de Deus, ainda que venhamos a ter lutas exteriores, o nosso interior está em festa no Espírito Santo.

Por isso está escrito: o Reino Não consiste em palavras (1ª Co. 4.20), mas em demonstração de poder do Espírito Santo, é mais que palavras, são atos, testemunhos, vida, é a palavra escrita em nossos corações que anda nesse mundo transformando a ética pervertida e a cultura destruída pelo próprio homem em uma ética do Reino onde Deus derrama amor em todos. E essa cultura do Reino, Não é deste mundo. (Jo. 18.36), é Deus em nós, é andar segundo os padrões dos céus, segundo a vontade de Deus para o homem. E não a vontade do homem, pois Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6.12 ). E esta cultura de REINO é inabalável. (Heb 12.28). Uma vez nela, o governo de Deus opera em nós.

O Reino acontece em nós quando estamos sendo governados por Deus, a sua vontade em nós, os padrões do Reino de Deus são totalmente opostos aos reinos deste mundo. No reino de Deus a honra está no que serve e não no que é servido, não crê em suas forças, mas depende de Deus. Não andar ansioso, mas esperar confiando naquilo que não vemos são os padrões do Reino.  Esse modo de vida do reino é para sempre, e vai sendo construído em nós, quando vamos mudando a nossa maneira de nos relacionarmos com Deus, vivendo o que está escrito em sua palavra, a Bíblia Sagrada. O reino não é uma cultura adaptada à cultura do mundo que muda, que se destrói, que se adapta à vontade e aos prazeres do homem. O reino é uma contra cultura do que aí está; é andar na contramão, é buscar valores que são dos céus e não da terra, é ter como filosofia de vida o modo que Jesus andou e viveu entre nós, e este modo não envelhece, pois a vida dos céus, que é eterna, deve ser vivida na terra. O reino é ser alimentado pelo que é do alto e não pelos lindos textos extraídos de filosofia de botequim. E o povo de Deus precisa ser capaz de rejeitar atitudes e padrões que não são pertinentes ao Reino de Deus, porque a cultura do povo de Deus é formada pela Palavra de Deus que revela a vontade de Deus através de Jesus Cristo, o Rei dos reis, ou seja onde todos os reinos estão abaixo. Este Reino é espiritual.

E é necessário se esforçar para entrar nesse Reino, (Mat 112) é preciso fazer força, é preciso tomar as armas da milícia celestial para entrar nesse reino (Ef 6:11-18 ), pois nossas armas não são carnais (2 Cor 10:4  ), estamos em guerra contra nossa vontade, contra forças espirituais do mal, ( Ef 6:12 ), todavia somos vencedores e é necessário passarmos por tribulação para entrarmos no Reino (Atos 14:22), porque toda mudança de natureza, de mente, vai gerar turbulência, porém, vale a pena,  quem vive o Reino aqui entra pela porta estreita e vive o Reino para sempre. Sim, reinaremos com Ele. O nosso Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Mateus 6.33 diz que devemos buscar o Reino antes de qualquer coisa. Então que venha o teu Reino. (Mat 6:10 ).

Pr. Ezequias Bezerra (Pastor Titular da Canaã Recife) 

Canaã Recife
Canaã Recife

A igreja missionária Canaã como propriedade exclusiva de Deus, seu povo santo e eleito, tem como MISSÃO declarada pelas Escrituras Sagradas, proclamar a Todos as virtudes eternas do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *